SINAL DE ALERTA LIGADO

Mesmo com Arena lotada, Corinthians perde para o Grêmio e se complica no Brasileirão (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)

por Guilherme Estevão, São Paulo - 19 de agosto de 2018

O Corinthians perdeu para o Grêmio, por 1 a 0, na noite deste sábado (18), em Itaquera, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O único gol do Tricolor Gaúcho foi feito por Everton, que foi convocado por Tite para os amistosos da seleção brasileira nos Estados Unidos, marcou após contra-ataque mortal com assistência de Luan. A derrota mantém o Timão longe do G-4, frustrando os mais de 32 mil torcedores presentes no Itaquerão.

Ambas as equipes começaram a partida sem seus goleiros principais. Do lado corinthiano, Cássio não pode jogar por ter tomado o terceiro amarelo contra a Chapecoense no último domingo e foi substituído por Wagner. Já Marcelo Grohe sentiu dores musculares durante o aquecimento e Bruno Grassi foi o titular na meta gremista.

Além da mudança no gol, Osmar Loss decidiu entrar com força máxima em campo, escalando os volantes Ralf e Gabriel, Jadson, Pedrinho e Romero no ataque, além do meia chileno Araos estreando como titular no time principal.

O Timão foi o primeiro a levar perigo ao gol adversário. Com menos de um minuto, Jadson cobra escanteio pela direita e danilo Avelar sobe mais alto que a zaga tricolor para testar, porém, Grassi pula bonito para espalmar à linha de fundo – quase o primeiro do Alvinegro.

O Grêmio respondeu aos 6, em tentativa de infiltração pelo meio da defesa corinthiana, com Luan e Jael que não acertam a tabela. Fagner tenta rifar, mas fura e Ramiro aproveita e cabeceia, porém Walter encaixa seguro, ficando com ela.

A equipe gaúcha atacava mais enquanto que o Corinthians errava na construção e conclusão das jogadas. Aos 18, Ramiro pega sobre no bico da grande área e chuta para boa defesa de Walter, que joga para escanteio.

Seis minutos depois, o Tricolor Gaúcho chegou até a balançar a rede alvinegra, porém a arbitragem marcou impedimento de Kannemann quando este cabeceia para trás falta cobrada por Everton, sobrando depois para Jailson bater pro gol, mas com o lance já parado.

O jogo era difícil para o Coringão, tanto é que o primeiro chute a gol da equipe paulista veio somente aos 30 do primeiro tempo. Gabriel recebe na intermediária e, dali mesmo, mira o gol gremista, com Grassi defendendo de forma tranquila.

Na volta do intervalo o Corinthians cedeu à pressão gaúcha tomando o primeiro gol. Contra-ataque gremista aos 9 minutos e Jael ganha disputa no círculo central tocando para Luan que carrega e dá passe milimétrico na grande área, para Everton. Ele ganha na corrida de Fagner e toca por cobertura na saída de Walter – Grêmio 1 a 0.

O Timão não jogava bem. Nem o menino prodígio Pedrinho desencantava, diante da bem postada defesa gremista. Com 15 no relógio, o atacante tenta de fora da área, ajeitando para o pé esquerdo e batendo, porém, bem posicionado, Grassi defende sem grandes dificuldades.

Com pouca criatividade no meio-campo, Loss tirou Jadson e Ralf para a entrada de Mateus Vital e Jonathas, para dar uma mexida no jogo a favor do Alvinegro. Enquanto isso, do lado gremista, os visitantes administravam o resultado já que o Timão errava muitos passes e finalizava mal.

Próximo ao final da partida, os visitantes quase ampliaram. Primeiro aos 39 com Everton que recebeu passe de Bruno Cortez dentro da área. Driblando na marca da cal, o Cebolinha quase marcaria se não fosse o goleiro Walter que defendeu o chute à queima-roupa.

Dois minutos depois, Thaciano recebe passe nas costas de Henrique, chuta de primeira, cruzado, e o substituto de Cássio faz outra grande defesa. Aos 43, a última tentativa gremista, com Luan que carrega a redonda e bate colocado da entrada da área. Walter cai para espalmar, salvando o Alvinegro de levar mais gols.

“Hoje foi um jogo abaixo tecnicamente do que a gente vem apresentado. Agora é manter o foco para melhorar nosso futebol”, disse Mateus Vital no final do jogo.

“A gente fica feliz com os três pontos, pois essa vitória foi importante para não se distanciar dos primeiros colocados”, comemorou o lateral gremista Bruno Cortez.

Acumulando sua sétima derrota no campeonato, o Corinthians permanece com 26 pontos e pode terminar a rodada perdendo posições. Já o Grêmio chega a 36, por enquanto em 3º, a dois do líder São Paulo.

Próximos confrontos do Timão será o Fluminense, quarta (22), às 21h45, no Maracanã, e o Paraná, no sábado (25), às 19h, em Itaquera. Por sua vez, o Tricolor Gaúcho enfrenta o Cruzeiro, quarta, às 21h45, em casa, e o Atlético-PR, fora, sábado também às 19h, todos jogos válidos pelo Brasileirão.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 0 X 1 GRÊMIO  – 19ª Rodada do Campeonato Brasileiro 2018.

DATA: 18/08/2018.

HORÁRIO: 19h (Brasília).

LOCAL: Arena Corinthians, São Paulo – SP.

PÚBLICO: 32.583.

ARBITRAGEM: Árbitro – Wagner Reway (Fifa-MT); Auxiliares – Alessandro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS).

GOLS: 2º TEMPO – Everton (GRE) aos 9′.

CARTÕES AMARELOS: COR – Fagner; GRE – Bruno Cortez.

CARTÕES VERMELHOS: nenhum.

CORINTHIANS: Walter; Fagner, Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar; Gabriel, Ralf (Mateus Vital), Araos, Jadson (Jonathas) e Pedrinho (Emerson Sheik); Romero. Técnico: Osmar Loss.

GRÊMIO: Bruno Grassi; Leonardo, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson, Cícero e Ramiro (Alisson); Luan, Everton (Pepê) e Jael (Thaciano). Técnico: Renato Gaúcho.

Twitter
Principais Veículos e Jornalistas

Mais Futebol

Ver Mais Posts
Rádio Ao Vivo