Brasil na Copa América

O principal torneio de futebol masculino na América do Sul, a Copa América irá começar

por Guilherme Estevão, São Paulo - 14 de junho de 2019

Por Carol Renosto


A Copa América é o torneio de seleções mais antigo do mundo. Foi disputada pela primeira vez em Buenos Aires, Argentina, em junho de 1916. Alguns dos melhores e mais reconhecidos atletas do futebol mundial são sul-americanos e atuarão na 46ª edição do torneio, de 14 de junho a 7 de julho.

O principal torneio masculino de futebol entre seleções da América do Sul será realizado pela quinta vez no Brasil e organizado pelo Comitê Organizador Local – CONMEBOL Copa América Brasil 2019. Coincidentemente, o evento retorna no ano em que se completam 100 anos da primeira edição em solo brasileiro – 1919. O Brasil foi sede também em 1922, 1949 e 1989.


Além dos dez países sul-americanos membros da CONMEBOL (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), Japão e Catar, membros da Confederação Asiática de Futebol (AFC), participam como convidados. São nove títulos da Copa do Mundo da FIFA reunidos em campo. As 26 partidas estarão distribuídas em seis estádios de cidades-sede: Estádio Mineirão (Belo Horizonte), Arena do Grêmio (Porto Alegre), Estádio do Maracanã (Rio de Janeiro), Arena Fonte
Nova (Salvador), Arena Corinthians e Estádio Morumbi (os dois em São Paulo).

A missão é conquistar novamente a taça continental, após três edições não favoráveis ao time brasileiro. O título irá trazer segurança para a seleção, além de deixar a Canarinho como uma das mais vitoriosa do torneio a partir do século XXI.

 

Histórico do Brasil na Copa América

Historicamente, o Brasil é protagonista por onde passa, mas no caso da Copa América é diferente, a seleção ficou grandes períodos sem conquistar um título na competição. Ao longo de mais de um século do torneio acarreta sete conquistas a primeiro em 1919, quando sediou o torneio pela primeira vez, repetiu o feito em 1922, mais uma vez no Brasil. Novamente em casa, 27 anos depois, em 1949, a terceira conquista. Apenas em 1989, 40 anos depois o Brasil voltou a conquistar a América e mais um vez em casa. Somente em 1997, a Seleção Canarinho ganhou o torneio fora de casa, na ocasião a sede foi a Bolívia. Feito repetido em 1999, no Paraguai, em 2004, no Peru, e em 2007, na Venezuela.

 

O caminho da seleção é repleta de altos e baixos.  Eliminações por seleções menos badaladas como em 2001, quando foi eliminado por Honduras nas quartas de finais por 2 a 0. Ou na Copa do América Centenária que não passou da primeira fase.

Seleções marcantes

 

1989 – Brasil campeão

 

brasil-copa-america-1989

 

Uma das seleções mais marcantes do Brasil na Copa América foi a 1989, quando voltava a sediar o torneio, passava-se um jejum de 40 anos sem um título. O Brasil e o Uruguai chegaram a final empatados em todos os critérios: pontos, vitórias, gols marcados, gols sofridos e saldo de gols. Mas o Brasil levou a melhor e venceu o Uruguai por 1 a 0.

Time do Brasil na decisão: Taffarel, Josimar (Valdo), Aldair, Mauro Galvão, Ricardo Gomes e Branco; Dunga, Mazinho, Silas (Alemão); Bebeto e Romário. Treinador: Sebastião Lazaroni.

 

2004 – Brasil campeão

 

copa amércia

 

A competição ficou marcada pelo gol do atacante Adriano Imperador, aos 48 minutos do segundo tempo, a decisão foi contra a equipe da Argentina. No Estádio Nacional de Lima  o jogo terminou empatado no tempo corrido em 2 a 2, indo para os pênaltis, a Canarinho venceu os Hermanos por 4 a 2.

Time da final: Julio César, Maicon, Luisão, Juan e Gustavo Nery; Kleberson, Renato, Edu e Alex; Adriano e Luís Fabiano. Treinador: Carlos Alberto Parreira.

 

 

O Rei

pele- copa-america

 

Pelé o maior jogador de todos os tempos, nunca venceu uma Copa América, apesar de ter jogado em apenas uma edição em 1959, na Argentina. Os Hermanos ficaram o título. Mas, ainda assim Pelé foi artilheiro da competição.

 

Grandes jogadores que venceram a competição

 

Ronaldo Nazário

 

ronaldo-nazario-copa-america

O Fenômeno disputo a competição por três vezes e venceu duas. Sua primeira participação em 1995, não venceu o título, mas em 1997, na Bolívia, Ronaldo era titular e venceu pela primeira vez. O segundo título foi em 1999, no Paraguai, desta vez o jogo final foi contra o Uruguai.

 

Ronaldinho Gaúcho

 

ronaldinho_gaucho-copa-america

 

Ronaldinho Gaúcho foi apresentado para o mundo na Copa América de 1999, então com 19 anos, no jogo contra a Venezuela, o jogador mostrou para que veio.

Twitter
Principais Veículos e Jornalistas

Mais Futebol

Ver Mais Posts
Rádio Ao Vivo