Trajetória: Mano Menezes

Estréia sobre o comando do Palmeiras

por Guilherme Estevão, São Paulo - 7 de setembro de 2019

Por Carol Renosto

A trajetória de Mano Menezes, começa muito antes da passagem emblemática pelo Corinthians e a Seleção Brasileira. Convidado nesta terça-feira (03), para assumir o Palmeiras, terá o desafio de conquistar a torcida e títulos para o clube.

Luiz Antônio Venker Menezes tem 57 anos, começou a sua carreira como treinador em 1997. Como principais títulos, ganhou a Série B do Brasileiro duas vezes – pelo Grêmio, em 2005, e pelo Corinthians, em 2008 – e a Copa do Brasil, Seleção Brasileira, medalha de prata –jogos Olímpicos – 2012, pelo Cruzeiro, em 2017/2018, Copa do Brasil. Além de prêmios individuais, como Melhor Treinador do ano 2018. Melhor Treinador do Campeonato Mineiro – 2019.

No início de sua carreira, Mano Menezes assumiu como técnico do Guarani de Venâncio Aires-RS onde trabalhou até 2002. Após esta passagem Menezes treinou o Brasil de Pelotas (2002); Iraty-PR (2003); novamente Guarani de Venâncio Aires-RS (2003), 15 de Novembro de Campo Bom-RS (2003 a 2004) e Caxias-RS (2004 a 2005), quando então foi contratado pelo Grêmio.

 

Grêmio

Mano-Menezes

Na equipe Gaúcha a sua visibilidade no cenário nacional cresceu, destacou-se na campanha vitoriosa na série B do Campeonato Brasileiro, vitórias no campeonato gaúcho de 2006 e 2007 e o vice campeonato da libertadores do mesmo ano.

 

Corinthians

Mano-Menezes

A sua passagem vitoriosa pelo grêmio, fez com que Mano entra-se de vez para o grupo de grandes treinadores do Brasil e então foi convidado a treinar a sua primeira equipe do sudeste, o Corinthians. No Timão, Menezes levou o Timão a vitória da Série B do campeonato Brasileiro, em 2008. No ano seguinte, foi campeão do Paulista pela equipe.

 

Seleção

Mano-Menezes

Ainda como técnico do Corinthians, Mano foi convidado ao comando da Seleção Brasileira. Na Canarinho, o técnico não começou bem, sendo eliminado da Copa América de 2011, mas o Superclássico das Américas, em 2011 e 2012, ainda conquistou a medalha de prata dos Jogos Olímpicos de 2012 e então passou uma breve temporada no Flamengo e foi novamente para o Timão.

 

Cruzeiro

Mano-Menezes cruzeiro

A sua última passagem no Corinthians não teve tantos destaque nacional, mas permaneceu no clube até 2014, quando foi convidado a assumir o Cruzeiro em setembro de 2015, estreou pela equipe mineira com a vitória sobre Figueirense por 5 a 1. Terminou o Campeonato Brasileiro de 20415, na oitava posição. No mesmo ano deixou a equipe para ir rumo a Shandong Luneng da China.

 

Shandong Luneng

Mano-Menezes Shandong Luneng

O clube chinês pagou a multa rescisória do contrato de Mano Menezes com o Cruzeiro e o contratou por duas temporadas, ele levou o clube às quartas de final da Liga dos Campeões da Ásia, feito inédito do time.

 

Cruzeiro

cruzeiro

De volta ao Brasil, Mano aceitou retornar ao Cruzeiro, terminou o Brasileirão de 2016, na 12ª colocação. No ano seguinte, iniciou a temporada com uma série de mais de 20 jogos invicto, mas perdeu a final do Campeonato Mineiro. O técnico completou 170 jogos pelo Cruzeiro, tornou-se o oitavo técnico que mais vezes treinou o clube mineiro da história. 

Em outubro de 2018, Menezes conquistou seu sexto título da Copa do Brasil. Após a vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, o terceiro título na competição e o segundo consecutivo do clube mineiro. No ano seguinte, tornou-se o primeiro técnico a receber cartão amarelo na história da competição.

 

Palmeiras

mano menezes palmeiras

No dia 3 de setembro de 2019, Mano Menezes acertou com o Palmeiras até o fim de 2021. O técnico vai fazer a sua estreia, hoje (07), às 21h sobre o comando do Verdão conta o Goiás.

Acompanhe mais notícias do mundo esportivo com a Voz do Esporte

Twitter
Principais Veículos e Jornalistas

Mais Futebol

Ver Mais Posts
Rádio Ao Vivo